Sobre a Pré-Produção

Desde os tempos da minha graduação em Cinema de Animação na EBA/UFMG, eu tento dar uma atenção especial a pré-produção de uma animação. Parece óbvio, não? Nem tanto. O correto seria, além de um roteiro bem resolvido, fazer todos os estudos necessários - conceitos de cor, layout, personagem, cenário, acabamento, etc -, definir cada detalhe do filme, e como esse está sendo contado através da apresentação da história e da narrativa visual, ter tudo testado, estar tudo bem relacionado entre si, e só assim dar seqüência a produção até sua finalização.
Mas não é exatamente assim que acontece na prática. Às vezes o design de um personagem já vem formulado junto a uma ideia, mas esse mesmo conceito não foi expandido para o cenário, elementos de cena, cor e layout. Ou a própria ideia não se desenvolve em uma história bem estruturada, e até aquele personagem maneiro, que surgiu em função desse conceito inicial, fica perdido sem um contexto. Ou então, surge um personagem, no meio de rabiscos despretensiosos, antes mesmo de qualquer idéia de narrativa, e depois é um sacrifício encontrar um contexto que o sustente. É um risco enorme que pode acabar deixando o expectador frustrado no final da exibição do filme pronto - isso se o filme conseguir ficar pronto.
É, em grande parte, por essas razões que vemos muitos filmes com um de seus aspectos bem resolvido, mas que ficam com muitos outros no meio do caminho. 
Falta um olhar menos ingênuo, mais profissional, que só é possível amadurecer através de muito estudo e prática. E esse percurso não é nada óbvio e nem fácil de ser trilhado. Talvez esse seja um dos motivos porque eu não consegui terminar nenhum filme lá na EBA. Eu tentei tanto ter um filme bem estruturado, que eu acabei ficando só na fase de pré-produção. Para desespero do meu professor, eu vivia refazendo desenhos e re-revisando os roteiros, pois meu (terrível) senso crítico não me deixava ficar em paz nem com os meus primeiros passos tortuosos de quem está aprendendo o ofício. Mas essa vontade de fazer bem feito teve seu valor, por me deixar mais criterioso e me fazer correr sempre atrás para melhorar meu trabalho. 

E nada melhor que correr atrás do que você gosta. O entusiasmo ajuda muito no aprendizado.

...e café. Haja café! =D

2 comentários:

  1. E na belas nem tomava cafe e ainda me criticava! Hmpft!!!

    Aparece online mais vezes :)

    ResponderExcluir
  2. Claro que eu criticava, olha só o que você fez: por sua causa, de café-ólotra passivo, passei hoje para um bebedor ativo de café, hahaha!!
    De um jeito ou de outro, eita café que sempre existiu na nossa vida de animador, não é mesmo?! =D
    Vou (tentar) aparecer!

    ResponderExcluir