DOE COM ANIMAÇÃO

A proposta DOE COM ANIMAÇÃO é a de estimular a contribuição para que projetos como o "Antes que seja tarde"  e muitos outros possam acontecer. Através do botão de doação do PAYPAL, qualquer pessoa pode doar qualquer quantia, um incentivo enorme para que sejam desenvolvidas muitas novas idéias.

Por que doações? A produção de um filme em animação é um processo extremamente trabalhoso, que envolve diversas etapas, uma equipe de produção, material de trabalho, e muitas(muitas) horas de dedicação. Mesmo para um projeto autoral.  Nesse caso, a dificuldade é ainda maior pois o idealizador precisa levantar os fundos para a produção por conta própria. Por mais que seja apaixonante, empolgante e gratificante trabalhar com animação, é extremamente difícil realizar uma boa produção apenas com recursos próprios.

O "Bomtempo", meu primeiro curta-metragem, foi um filme que só conseguiu acontecer por ter recebido um apoio de um edital de cultura. E mesmo assim, ainda foi necessário muito esforço  adicional, e muito dedicação extra para esticar esse incentivo, e concluir o projeto com qualidade.

Na internet, existem alguns sites(estrangeiros) que divulgam a mesma proposta de incentivo a projetos através de doações. É o sucesso dessas propostas  que me motivou a também fazer esse apelo. Para o artista é um super incentivo ver que sua idéia pode ser estimulante também para outras pessoas. Para quem está doando, é gratificante poder fazer parte, e ajudar um bom projeto acontecer. Nem sempre você precisa saber desenhar, pintar, cantar ou animar para se sentir realizado. Ajudando dessa forma, é acreditar em conjunto, e também fazer parte dessa história.

E as quantias doadas não precisam ser exorbitantes, pois se espera que, de pouco em pouco, seja possível arrecadar os recursos necessários para partes fundamentais da produção ou até mesmo para projetos como um todo. A ajuda pode servir para comprar material - como papel, borracha, e até o café para virar uma noite(ou muitas noites) animando -, ou para pagar o diretor, o produtor, o roteirista, a arte visual, os animadores, o músico, o estúdio de gravação, a edição, e assim por diante... O importante é que uma boa idéia possa ser realizada!

Espero que através do blog ale2d.blogspot.com seja possível compartilhar o passo a passo da produção de um filme - nesse caso o "Antes que seja tarde" - e mostrar como funciona o andamento de um projeto até a sua conclusão. Acredito que pode ser interessante conhecer como se faz um filme animado, e emocionante participar de uma idéia em produção. 

E depois dessa, muitas outras idéias esperam para acontecer!

E para o lançamento desse blog de produção, e para marcar a inauguração da ferramenta de doação, gostaria de poder retribuir as 20 primeiras pessoas que fizerem doações, a partir de R$10,00, com o envio da impressão encadernada completa do projeto técnico do curta-metragem "Antes que seja tarde" - o mesmo que enviei para me inscrever no edital 2º Cine Ambiente, realizado pelo Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, e Ministério do Meio Ambiente, sendo um dos 10 projetos selecionados.
O projeto impresso é uma encadernação em canaleta, com 14 páginas, mais capa em papel colorplus vermelho , com um agradecimento especial, assinado por mim. 
Você pode conferir o projeto técnico através do download do PDF que se encontra disponível na barra lateral do blog.

Além disso, estarei fazendo sempre agradecimentos aqui para os doadores, e espero poder oferecer outras retribuições logo, como uma forma de incentivo adicional.