Conceito da Obra e Proposta de Direção

Além dos dois textos elaborados para compor o projeto técnico, acrescento aqui mais uma palavra sobre o assunto.
Tenho um grande fascínio pelo desenho, e pela possibilidade de representar qualquer coisa simplesmente com lápis e papel. O processo da animação clássica, desenhando cada frame, empilhando pilhas de papéis, para ganhar vida na tela, é mágico. Tenho uma enorme curiosidade pelo stopmotion, uma admiração pela perfeição do 3D, mas com o 2D me sinto mais a vontade, é natural.
Sobre a representação quase teatral desses meus dois filmes - e de outros engavetados -, tenho uma referência magnífica que sempre vem a mente : "Au bout du monde", do animador russo Kosntantin Bronzit, assim como pode ser visto também nas animações do animador Simon Tofield, "Simon´s Cat", que sou grande fã. Os personagens são muito bem trabalhados, e o ritmo criado é muito sofisticado. Acho que essa forma de representação em um plano aberto estático possibilita dar um destaque especial para a encenação, para a personalidade e identificação com os personagens.


  CONCEITO DA OBRA
"ANTES QUE SEJA TARDE", PROJETO TÉCNICO


A idéia motivadora do filme surgiu de uma crítica ao consumo irresponsável e desenfreado, para reforçar, em contrapartida, a questão da sustentabilidade como solução para melhorar a relação do homem com o planeta. A crítica é claramente compreendida em função do desenvolvimento do conceito do filme de maneira sintética, simbólica e estilizada, até na identificação com os personagens. O homem ganancioso, que prefere não dar ouvidos ao personagem humilde que tenta conscientizá-lo, termina em uma situação irreversível, em que o mundo onde ele se encontra chega ao fim, o que é mostrado, de forma caricata por um planeta deteriorado e pela metade. A ganância tem um preço alto, que é o fim do mundo, no final do filme.
A expressão "Antes que seja tarde", além de título, é apresentada como a mensagem no primeiro panfleto oferecido ao homem ganancioso como tentativa de conscientizá-lo. Depois dessa primeira mensagem ser ignorada, entendemos, por analogia, a mensagem trágica do segundo panfleto - um "tarde demais", simbolicamente representado - que aponta para o desfecho do filme. Além disso, é também possível perceber a ironia representada pelo personagem que levanta vôo e abandona o planeta, depois que tudo está perdido.
Dessa forma, o filme mostra a grande importância da conscientização para que se possa tomar medidas para o bem do planeta e de seus habitantes...antes que seja tarde.


PROPOSTA DE DIREÇÃO
"ANTES QUE SEJA TARDE", PROJETO TÉCNICO


Para a realização do filme, será utilizada a técnica de animação tradicional em 2D, com acabamento predominantemente em  preto & branco, cuja intenção é valorizar os personagens contrastados. Além disso, há a apresentação de destaques coloridos para alguns elementos ou momentos, focos de atenção.
A proposta é a de se criar um filme sem diálogos, mas cuja identificação visual possibilite um entendimento universal. Nesse contexto, os diversos elementos podem ser compreendidos de maneira simbólica. Os personagens, que também são caracterizados de forma estilizada, possuem uma atuação caricata de importante destaque, com capacidade de transmitir o conceito crítico do filme em um tom bem humorado. A apresentação dos panfletos através de cores também criará um entendimento subliminar, possibilitando um desfecho enfático, no final do filme,  com a leitura da mensagem do primeiro panfleto, também título do filme.
Além disso, pretende-se editar o filme em apenas um plano seqüência para possibilitar um ritmo fluido, integrado e coerente  à  duração de 1 minuto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário